A retirada do sigilo da investigação sobre a “ABIN paralela” pelo STF, veio a público o relatório da Polícia Federal sobre a estrutura clandestina na Agência Brasileira de Inteligência no governo passado.
O documento revela que os Servidores de Furnas (Felipe Araújo, Leonardo Pessoa e Victor Costa), à época diretores da Associação dos Empregados de Furnas – ASEF, foram uns dos alvos destas ações ilegais por serem uma das lideranças na luta contra as privatizações do Sistema Eletrobrás.
Foi com Felipe Araújo que a coordenação da campanha Salve Seus Dados se reuniu para entender como a ASEF coordenava a resistência dos trabalhadores da Eletrobrás com a campanha Salve a Energia. Foi com base nestas orientações que a ANED estruturou a defesa da Dataprev nos eixos campanha de marketing político, assessoria parlamentar e assessoria de imprensa.
A ação ilegal praticada por um governo privatista e entreguista de então, de violação da privacidade e a da intimidade do Felipe Araújo e de outras pessoas, mostra bem o potencial ofensivo para o sigilo das informações pessoais dos cidadãos brasileiros caso o projeto de privatização da Dataprev fosse adiante.
Registramos aqui nossa indignação com esta ilegalidade e nossa confiança de que os responsáveis sejam devidamente responsabilizados e que sigamos no caminho de uma sociedade mais justa.
Leia o relatório completo da Polícia Federal.
Léo Santuchi (ANED) e Victor Costa (ASEF)
Léo Santuchi (ANED) e Felipe Araújo (ASEF)